Aumentar texto
Aumenta o tamanho das fontes
Publicado em 15 de jul de 2025 às 15:10
A Guarda Portuária e a Superintendência de Meio Ambiente da APS têm realizado blitzes na via perimetral da margem direita, perto do Viaduto Paquetá, para fiscalizar irregularidades e dialogar com motoristas sobre a importância da direção consciente. A ação integra as atividades desenvolvidas pela APS no âmbito do movimento internacional Maio Amarelo, que engaja atores públicos e privados por um trânsito mais seguro. Da mesma forma, a Ecovias Imigrantes e Ecopátio também estão colocando em prática ações que reforçam segurança viária com uma ação especial. Hoje, das 10 às 13 horas, a programação contará com simulador de impacto, testes de glicemia, sorteio de brindes e uma apresentação teatral interativa sobre a importância da segurança viária, além da utilização dos óculos de embriagues – com lentes que distorcem e simulam o efeito do álcool na visão de quem bebe.
O local da ação será no Ecopátio Cubatão – SP-055, s/n – km 263 – Parque Industrial, Cubatão. “Muitas pessoas ainda perdem a vida no Brasil em decorrência do trânsito, e o fluxo intenso na região portuária exige cuidados redobrados”, aponta o presidente da APS, Anderson Pomini.
No Porto de Santos, a mobilização acontece por meio de uma parceria entre a Superintendência de Meio Ambiente da APS – que promove ao longo do mês ações de educação, com distribuição de materiais informativos no entorno do complexo portuário – e a Guarda Portuária. “Neste ano, o tema do Maio Amarelo busca trazer uma reflexão sobre nossa vida acelerada e o quanto isso reflete nas nossas ações no trânsito, dentro ou fora do veículo”, explica Felipy Nunes de Barros, coordenador de Trânsito da Guarda.
Desde o início do mês, a Guarda Portuária realizou a fiscalização de 68 veículos, resultando em 19 autuações e oito remoções nas vias do Porto Organizado.
SEGURANÇA
A proposta é sensibilizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de escolhas seguras no trânsito: respeitar os limites de velocidade e a sinalização, evitar o uso de celular ao volante, ter atenção redobrada com pedestres e ciclistas e não dirigir após a ingestão de álcool, entre outras.
MAIO AMARELO
É um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito, que deve ser seguro para todos em qualquer situação. Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
OBSERVATÓRIO
As ações são incentivadas e apoiadas pelo sistema do Observatório Nacional de Segurança Viária, que atua como Organização Consultora Especial junto ao Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da Organização das Nações Unidas (ONU) e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ADS).
Aqui no Brasil, é reconhecido pelo Ministério da Justiça como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) agindo como um órgão de inteligência que, por meio de educação, pesquisa, planejamento e informação, promove e executa os subsídios técnicos necessários ao convívio harmônico entre pessoas, veículos e vias.
Saiba mais sobre o Maio Amarelo no site https://www.onsv.org.br/maioamarelo.